OFICINAS

MARGS realiza programação especial e gratuita

A programação foi pensada para atender aos mais diversos públicos.

Compartilhe:
O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, entrada gratuita. Foto: Raul Holtz / MARGS

O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, preparou uma programação especial e gratuita para o mês de janeiro.

As atividades relacionam-se às exposições que estão em exibição no museu e a programas públicos de longa duração já em andamento.

As atividades foram pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo oficinas e uma nova edição do programa “Conversas com Artistas”. As ações estão relacionadas às exposições “Christina Balbão – Além do silêncio” e “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”, em exibição no Museu, e incluem também os programas públicos “Oficinas de criação” e “Crianças no MARGS”.

Algumas ações requerem inscrição prévia, por meio de formulário disponível clicando aqui.

Confira a programação

Oficinas de criação

No sábado (13), às 15h, acontece uma nova edição da oficina “Desenho com Modelo Vivo”. Já no dia 27, também sábado, às 15h, ocorre a “Oficina de Têmpera Ovo”.

As atividades fazem parte do Programa Público “Oficinas de criação”, que desenvolve mensalmente ações educativas de caráter prático com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo, com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição.

As oficinas vão acontecer na Sala Aldo Locatelli, no 1º andar do Museu e são abertas ao público, sem restrição de idade. Há necessidade de inscrição prévia pelo formulário.

Desde novembro do ano passado, as atividades do Programa Público têm como base as práticas e as técnicas empregadas pela artista Christina Balbão e inspiradas na exposição “Christina Balbão – Além do Silêncio”. A mostra individual da artista é a primeira grande exposição dedicada a ela e destaca o pioneirismo de Balbão na modernização das linguagens artísticas, incluindo sua participação ao lado de artistas pioneiros na produção de arte abstrata no Rio Grande do Sul.

As duas oficinas serão ministradas por Luísa Guazzelli Sirangelo e Dantara Ordovás, e envolvem uma parceria do MARGS com o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA. As atividades do Programa Público “Oficinas de criação” seguem até março deste ano.

Oficina de marionetes para crianças

No sábado, dia 20, às 14h, acontece mais uma edição do Programa Público “Crianças no MARGS”, que ocorre mensalmente e é destinado a crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. A atividade será na Sala Aldo Locatelli, no 1º andar do MARGS, e também faz parte da programação relacionada à exposição de Christina Balbão. Há necessidade de inscrição prévia pelo formulário.

Nesta edição, as crianças serão convidadas a produzir marionetes, técnica artística com a qual Balbão passou a experimentar na sua aposentadoria. A ministrante será Maíra Coelho, multiartista e apaixonada por bonecos e objetos, desenvolvendo o seu trabalho como marionetista, figurinista e cenógrafa.

Trabalha como diretora de Arte para teatro, cinema e TV. Seu trabalho versa pela mescla de linguagens entre o teatro, o cinema, as artes visuais e a animação de bonecos e objetos, sendo orientadora e colaboradora de grupos de pesquisa em desenvolvimento.

Conversas com Artistas

No dia 13, às 10h30min, acontece mais uma edição do tradicional evento “Conversas com Artistas”, no auditório do MARGS e de forma gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. São 60 lugares, distribuídos por ordem de chegada para todos os públicos.

A conversa faz parte do Programa Público da exposição “Wilson Cavalcanti – os jardins que me habitam”. O artista convidado é Wilson Cavalcanti, junto aos curadores Felipe Caldas e Francisco Dalcol.

Ocupando duas salas no 2º andar expositivo do MARGS, a exposição “Os jardins que me habitam” é a primeira a trazer uma compreensão mais abrangente e histórica sobre a produção artística de Wilson Cavalcanti. Contemplando os mais de 50 anos de trajetória do artista, a mostra apresenta uma abordagem que revisa e aprofunda o entendimento público da sua diversificada e extensa produção, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objetos.

São apresentadas mais de 100 obras, realizadas desde os anos 1970, incluindo parte de seus trabalhos que integram o Acervo Artístico do MARGS, onde está representado com mais de 30 obras.

Oficina de Gravura e de Monotipia com Wilson Cavalcanti

Em janeiro, no Torreão 2, terraço do MARGS, acontecem duas oficinas ministradas pelo artista Wilson Cavalcanti, com foco no público acima dos 16 anos. No dia 20 (sábado), às 14h, acontece uma oficina de Gravura e no sábado seguinte (27), às 14h, uma oficina de Monotipia, ambas com inscrições por formulários.

As experimentações artísticas integram o Programa Público de longa duração “Oficinas de Criação” e a programação da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”.

O artista fará introduções às duas técnicas, empregadas por ele em sua produção de gravura, marcada por temáticas que abrangem desde questões sociais e políticas até o imaginário popular.

Na oficina de Gravura, os participantes aprenderão a gravar desenhos em matrizes de linóleo e, na sequência, serão realizadas impressões com as prensas do acervo do MARGS.

Na oficina de Monotipia, a técnica intermediária entre gravura e pintura será abordada de forma experimental, a partir do uso de materiais não convencionais, como clips, agulha, prego, grampo de cabelo, palito de picolé, caixa de fósforo, embalagem de café de alumínio, caixa de leite limpa, embalagem de acrílico, etc.

 

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: