Europa

Presidente da França nomeia premiê mais jovem da história do país

Gabriel Attal, 34 anos, é também o primeiro abertamente gay.

Compartilhe:
Crédito: Gabriel Attal / Facebook

O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta terça-feira (9) Gabriel Attal, ex-ministro da Educação, como o novo primeiro-ministro do país para substituir Elisabeth Borne, que pediu demissão em meio a turbulências no governo.

Com a nomeação, Attal se torna o premiê mais jovem da história da França, aos 34 anos, e o primeiro abertamente declarado homossexual do país. Ele é casado com Stéphane Séjourné, eurodeputado do partido de Macron.

Em nota, o Palácio do Eliseu explicou que Macron nomeou Attal como primeiro-ministro e o instruiu a formar um governo. “Caro Gabriel Attal, sei que posso contar com a sua energia e empenho para implementar o projeto de ‘rearmamento’ e regeneração que anunciei”, afirmou o presidente francês em mensagem ao novo premiê.

Este é o primeiro movimento da anunciada remodelação com a qual Macron pretende “oxigenar” o seu segundo mandato, em um ano marcado pelas eleições europeias e pela realização dos Jogos Olímpicos em Paris.

Attal iniciou a sua carreira política na esquerda, com o Partido Socialista, depois tornou-se um dos partidários de Macron e alcançou excelentes resultados, inclusive em termos de popularidade, primeiro como porta-voz do governo, depois como ministro. Um de seus principais desafios no cargo é ajudar a frear a ascensão da extrema direita no território francês.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: