Menos poluição

Inmetro anuncia projeto para reduzir emissões de carbono do transporte rodoviário

Os recursos para o projeto são do programa Rota 2030, iniciativa do governo federal lançada em 2018

Compartilhe:
Crédito: arquivo / Agência Brasil

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aprovou projeto para o desenvolvimento de um sistema de conectividade veicular com foco na redução das emissões de carbono para o transporte rodoviário. A iniciativa visa a auxiliar o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização para o setor.

Chamado de Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular, o programa vai aplicar nessa etapa R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluções de impacto e abrangência.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, VWTB (Volkswagen Caminhões e Ônibus), Peugeot-Citröen do Brasil, e FCA (Fiat-Chrysler).

“A solução abrange a utilização de tecnologias disruptivas como internet das coisas, inteligência artificial e blockchain para viabilizar a geração de ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Nesse contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral são incentivados a adotar iniciativas ecologicamente responsáveis”, afirmou o Inmetro.

Os recursos para o projeto são do programa Rota 2030, iniciativa do governo federal lançada em 2018, que define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais para os próximos 15 anos.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: