Agora no Tempo

INMET publica alerta amarelo de tempestade para todo o RS

A advertência é válida ao longo de toda esta segunda-feira (8) e se estende até as 10h da manhã desta terça-feira (9).

Compartilhe:
Foto: Rosana Klafke/Agora RS

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo para tempestades no Rio Grande do Sul. A advertência é válida ao longo de toda esta segunda-feira (8) e se estende até as 10h da manhã desta terça-feira (9).

De acordo com a previsão do tempo, a nebulosidade vai aumentar no RS nesta segunda-feira e há previsão de pancadas de chuva para todas as regiões do Estado. A tarde deve ser de calor intenso no território gaúcho, com máximas superiores a 30°C. Conforme a Sema RS, ao longo da segunda, devido ao avanço da frente fria pelo oceano, as áreas de instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul.

Diante de tais condições atmosféricas, o INMET adverte para a possibilidade de formação de temporais isolados no RS. O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). O alerta abrange todas as regiões gaúchas.

No boletim de ontem, a Sala de Situação da SEMA-RS, apontava maior risco para tempestade e chuvas intensas são em cidades localizadas na Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Região Noroeste e Missões.

O Inmet faz algumas recomendações em caso de tempestades. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: