GABINETE DE CRISE

Governo do RS debate melhorias nas respostas a eventos climáticos

As melhorias em termos de sistema e inovação deverão ser reunidas em um documento e encaminhadas ao governador

Compartilhe:
Participaram do encontro Marjorie Kauffmann, titular da Sema (ao fundo), e representantes das secretarias que atuam na coordenação dos eixos – Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

O GCC (Gabinete de Crise Climática) do governo do Estado, fez, na quinta-feira (25), sua segunda reunião de alinhamento na sede da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura). O objetivo foi desenhar um panorama geral das medidas emergenciais adotadas pelo governo no episódio das cheias no Vale do Taquari, em setembro de 2023.

Participaram do encontro Marjorie Kauffmann, titular da Sema, e representantes das secretarias que atuam na coordenação dos eixos, cada uma trazendo suas informações. Foram apresentados dados da Defesa Civil Estadual, do Gabinete do Vice-Governador, da Casa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Após as exposições, seguiu-se o debate por cerca de duas horas.

“A partir desse mapeamento completo, elencamos melhorias em termos de sistema e inovação, que deverão ser reunidas em um documento, e este encaminhado à instância superior do Gabinete de Crise, presidido pelo governador”, explicou Kauffmann, que conduz os trabalhos até a nomeação do secretário-executivo.

O Gabinete de Crise

O GCC é uma iniciativa do governo estadual, que integra de diferentes órgãos com o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática. Ele faz parte do ProClima2050, um conjunto de estratégias do executivo para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre a população gaúcha e, ainda, mitigar as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e realizar a adaptação para neutralidade das emissões líquidas de GEE.

O GCC possui seis comitês vinculados a três eixos: Prevenção, Mitigação, Preparação; Resposta; e Restabelecimento e Recuperação. Cada comitê contará com GTs (grupos de trabalho) e objetivos específicos.

Coordenação dos comitês

  • Comitê de Adaptação e Resiliência – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
  • Comitê de Monitoramento e Alertas – Casa Militar
  • Comitê de Socorro – Casa Militar e Secretaria da Segurança Pública
  • Comitê de Assistência Humanitária – Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Comitê de Restabelecimento e Reconstrução – Gabinete do Vice-Governador
  • Comitê de Recuperação – Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: