QUAL FATOR?

Existe bronzeado saudável? Confira dicas sobre protetor solar

Dermatologista responde se dá para usar fatores de protetor solar diferentes pelo corpo.

Compartilhe:
Crédito: Banco de imagem Canva

Quem nunca ficou com alguma dúvida em relação ao protetor solar? Pensando nisso a equipe do Agora RS conversou com um especialista.

O dermatologista Damiê Villa respondeu as questões e passou dicas importantes sobre o assunto. Segundo ele, não existe bronzeado sem risco.

Confira 

Quantas vezes é necessário usar em um determinado tempo?

O protetor solar protege da radiação ultravioleta através da absorção da radiação ultravioleta com transformação da mesma em infravermelho, através de uma reação fotoquímica no produto.

Sendo assim ele vai sendo inativado ao longo do tempo de exposição ao sol. Por esse motivo o ideal é que quando estamos expostos à radiação ultravioleta solar reapliquemos o filtro a cada 2-3h.

Qual fator melhor para usar no rosto e no corpo?

Quando estamos na cidade e realizamos pouca exposição solar podemos utilizar fatores mais baixos como o dos 25-30. Em situações em que vamos ficar mais tempo expostos devemos utilizar fps maior como o 50 ou acima tanto para o rosto tanto para o corpo.

Dá para usar fatores diferentes pelo corpo?

Podemos utilizar fatores diferentes em áreas com menor exposição como as pernas, mas o ideal é que mantenhamos os fatores mais altos.

 Uma dica para quem quer “pegar um bom bronzeado” sem risco.

“Na realidade, a dica que eu daria nesse momento seria : não existe bronzeado sem risco. Toda a vez que bronzeamos, estamos causando lesões no DNA das células que formam a pele e possibilitando uma maior chance de câncer da pele e envelhecimento precoce”, disse Villa.

“Mas, podemos realizar atividades ao ar livre tomando os cuidados de evitar horários entre 10h e 16h , utilizar sempre filtros solares maiores ou iguais a 50, preferir locais com sombra e utilizar sempre acessórios de proteção como óculos, bonés, guarda-sol. E não esqueça de sempre aumentar a ingestão de líquidos quando realizar exposição solar”, completou o dermatologista.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: