PROGNÓSTICO

El Niño segue influenciando no tempo no RS

O prognóstico aponta que o El Niño vai começar a perder força em fevereiro.

Compartilhe:
Crédito: Fernando Dias / Seapi

O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial, vai seguir influenciando no tempo no Rio Grande do Sul.

Agora, segundo a Climatempo, o El Niño está plenamente configurado e em seu pico de intensidade. A partir de sábado (13), os ventos quentes, provocado por ele, voltam atingir o Rio Grande do Sul, deixando o tempo abafado até a próxima quarta-feira (17) em diversas áreas do território gaúcho.

O El Niño traz mudanças no regime de chuvas e no padrão das temperaturas. No Rio Grande do Sul, o transporte de ar quente e úmido favorecido pelo fenômeno vai provocar, além de calor intenso, chuvas fortes e volumosa durante o verão.

Segundo a Climatempo, o prognóstico aponta que o El Niño vai começar a perder força em fevereiro. “E continue enfraquecendo no início do outono, passando para uma fase neutra ao longo da estação”, ressaltou a Climatempo.

Mas, a partir da segunda quinzena de março, com as entradas de ar frio se tornando um pouco mais frequentes, volta a aumentar o risco de chuva intensa e volumosa no território gaúcho.

“Hoje, temos este cenário como o mais provável: o outono começa com El Niño fraco e termina com neutralidade. Mas esta projeção requer acompanhamento”, completou a Climatempo.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: