DIA DO LEITOR

Dicas para introduzir o hábito da leitura na rotina

Muitas pessoas enfrentam desafios ao tentar introduzir a leitura em suas rotinas diárias.

Compartilhe:
Foto: Divulgação

Que a leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento intelectual, ampliação do repertório cultural e estímulo da imaginação e da criatividade, não é mais segredo para ninguém.

No entanto, muitas pessoas enfrentam desafios ao tentar introduzir este hábito em suas rotinas diárias. A pedagoga Clineia Candia aponta dicas para estimular o gosto pelos livros desde a infância.

Segundo ela, o caminho mais fácil para introduzir o hábito da leitura é justamente ter o livro como uma presença constante na vida da criança.

“Começar cedo, reservar um tempo para ler para os pequenos, é uma das mais intensas experiências de vínculo que, também, deixará fortes lembranças afetivas. É importante manter livros acessíveis em casa ou na escola, visitar bibliotecas, livrarias, fazer da leitura compartilhada uma experiência interativa, conversando sobre a história. Tudo isso não como uma tarefa, mas sim como uma atividade prazerosa.”, orienta a pedagoga.

Para Clineia, os livros, mais do que uma atividade para os momentos de lazer, também é crucial para o desenvolvimento da cognição, do pensamento crítico e para a construção de valores sociais, pois a exposição de diferentes ideias estimula os jovens a questionarem, analisarem e formarem suas próprias opiniões.

Em janeiro é celebrado o “Dia do Leitor” e para auxiliar aqueles que querem começar, mas não sabem como, confira abaixo alguns passos importantes.

Definir metas alcançáveis

Pequenos objetivos são a chave para atingir uma meta maior. Comprometer-se a ler um capítulo por dia ou dedicar vinte minutos a um livro antes de dormir, por exemplo, são formas de acostumar-se gradualmente a um novo hábito.

Escolher um gênero agradável

Clássicos ou livros eruditos podem, em geral, ser complexos para iniciantes. Deve-se iniciar com um tema que instigue a curiosidade e já seja do interesse do leitor.

Grupos de leitura

Envolver-se com pessoas de interesses literários semelhantes ajuda a descobrir novos temas, criar novos laços e, ainda, manter a leitura em dia. Portanto, encontrar grupos de leitura presenciais ou virtualmente pode ser uma boa alternativa.

Ter um ambiente confortável

Ler é entretenimento e, por isso, também simboliza um momento de descanso. Optar por locais tranquilos, onde a atenção pode ser totalmente voltada à história, transforma a leitura em um momento íntimo e relaxante.

E-books são bem-vindos

Atualmente, existe facilidade em adquirir e-books por meio de lojas on-line. Além da aquisição instantânea e baixo custo, o livro poderá estar disponível em seu celular ou tablet, facilitando o acesso e a leitura em qualquer lugar.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: