Irregularidades

Cães em situação de maus-tratos são resgatados em Porto Alegre

Um homem de 53 anos foi preso durante a operação, que contou com agentes da Guarda Municipal, da Prefeitura e policiais civis.

Compartilhe:
Crédito: SMSEG, Prefeitura de Porto Alegre / Divulgação

Uma operação de combate aos maus-tratos a animais resultou na prisão de um homem. O fato ocorreu nesta segunda-feira (29), no bairro Jardim Itu, na zona norte de Porto Alegre. A informação sobre os maus-tratos aos animais surgiu a partir de uma denúncia anônima feita através do telefone 156.

O indivíduo mantinha 14 cães em condições insalubres em uma casa. Um homem de 53 anos foi preso.

Os cães foram resgatados e encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória, onde foram submetidos a avaliação veterinária. Os animais, posteriormente, serão cadastrados e disponibilizados à adoção. O crime de maus-tratos pode ser punido com prisão, de dois a cinco anos, além da proibição da guarda e multa.

“O ambiente era escuro e tinha problemas graves de higiene. Os animais ficavam presos, impossibilitados de se movimentar e descansar, o que agrava a situação. Permanecemos mobilizados no combate a este tipo de crime”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

“O atendimento do abrigo municipal, que começa com exames e castração, passa também pela vacinação e microchipagem dos animais. Eles terão, ainda, direito a atendimento vitalício no albergue, inclusive após a adoção”, explica a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins.

A ação integrada mobilizou agentes da Guarda Municipal, DGF (Diretoria-Geral de Fiscalização), GCA (Gabinete da Causa Animal), 2ª e 5ª DP (Delegacia de Polícia) da Capital.

Como fazer uma denúncia

A população pode auxiliar no trabalho das forças de segurança e fiscalização por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços, e aceita ligações anônimas.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: