MISSÃO

RS recebe comitiva das Filipinas

A missão das Filipinas, que é organizada pelo Mapa, está passando por vários Estados brasileiros além do Rio Grande do Sul.

Compartilhe:
Foto: Eduardo Patron/ Seapi

O Estado do Rio Grande do Sul recebeu uma comitiva das Filipinas para avaliação do sistema de defesa sanitária animal.

Duas equipes do país Asiático foram recebidas pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).

“Onde foram apresentados todos os controles que são feitos para a manutenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação e para a mitigação de risco para a entrada de enfermidades no Rio Grande do Sul”, afirmou a Seapi.

No primeiro dia, os técnicos estrangeiros foram recebidos na sede da Seapi onde foram apresentados a estrutura do Departamento de Vigilância no Estado e o Sistema de Defesa Sanitária. Auditores fiscais federais agropecuários do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) também estiveram presentes e mostraram suas principais atividades realizadas no Estado na área da proteína animal.

No mesmo dia,  as equipes se dirigiram para o município de Uruguaiana onde a equipe federal mostrou o posto de divisa do Vigiagro, de responsabilidade do Mapa. Fiscais estaduais agropecuários também estiveram presentes para dúvidas em relação ao Programa Sentinela e seu formato de trabalho.

No segundo dia, simultaneamente, foram realizados roteiros para a vistoria de uma granja de aves, na região da Serra gaúcha, e também de uma granja de suínos, na região Noroeste do Estado.

“Comprovamos como se faz a execução das atividades sanitárias animal e eles conseguiram comprovar in loco o trabalho. Essa equipe das Filipinas, além das questões do controle sanitário, também tinha um viés bastante importante para a questão de bem-estar animal”, disse a diretora do Departamento de Vigilância, Rosane Collares

“A Secretaria da Agricultura tem uma preocupação muito grande com esse tema, inclusive com uma seção específica que cuida do bem-estar animal, e conseguimos mostrar isso aos técnicos estrangeiros. Além de todo o trabalho de defesa que realizamos, esse é também um diferencial da nossa Secretaria”, ressaltou.

A missão das Filipinas, que é organizada pelo Mapa, está passando por vários Estados brasileiros além do Rio Grande do Sul, com sete roteiros distintos em visitas a propriedades de bovinos, suínos, aves, frigoríficos e vigilância de fronteiras.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: