12 VEÍCULOS

Transporte público de Porto Alegre terá ônibus elétricos na frota 2024

Os ônibus elétricos que circularão em Porto Alegre têm capacidade para transportar 81 passageiros

Compartilhe:
Modelos 100% elétricos e de produção nacional entram em circulação a partir de 2024. Foto: Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre apresentou neste sábado (16) 108 ônibus novos que ingressaram na frota do transporte coletivo da Capital e já estão nas ruas, além dos ônibus elétricos que começarão a circular em 2024.

Em evento no estacionamento ao lado da Banda da Saldanha, o prefeito Sebastião Melo anunciou também que serão 12 veículos elétricos, produzidos pela Marcopolo e Caio/Eletra ,operando no transporte coletivo no primeiro semestre de 2024.

“Modernizamos a frota com a tarifa congelada. Adicionalmente, demos início ao projeto-piloto para implementação dos veículos elétricos na Capital. Uma cidade que quer ser referência em sustentabilidade precisa investir em um transporte coletivo que zere a emissão de poluentes no longo prazo”, disse Melo.

“Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema com um investimento de R$ 38 milhões, com subsídio do governo municipal”, afirmou a prefeitura.

Os ônibus elétricos que circularão em Porto Alegre têm capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.

Projeto-piloto

Os coletivos elétricos passam a circular na Capital a partir de fevereiro de 2024. No projeto-piloto, as linhas 178.1 Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro, terão respectivamente 67 e 66 viagens no primeiro semestre de 2024.

“A escolha foi feita com base em estudos e visitas técnicas para desenvolver o melhor modelo para Porto Alegre”, ressaltou a prefeitura.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: