MERCADO DE TRABALHO

Porto Alegre tem inscrições para cursos de qualificação profissional

A expectativa é de que as aulas de parte dos cursos comecem em março

Compartilhe:

Estão abertas até às 18h do dia 31 de janeiro as inscrições para 36 cursos de qualificação profisional do programa Capacita + POA (Acesse aqui os cursos disponíveis e o edital). Ao todo, são 2.726 vagas gratuitas para moradores da Capital, que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break.

Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital (ver lista abaixo), instituição contratada pela Prefeitura de Porto Alegre para ser a responsável por ministrar as aulas.

A prefeitura que a solicitação de inscrição não garante vaga de forma automática, uma vez que o edital de chamamento para as aulas prevê priorização para as pessoas que comprovem situações de vulnerabilidade econômica e de desemprego. Se aprovado o pedido, a matrícula deverá ser feita pelo aluno na unidade do Senac-RS que ministrará o curso.

A expectativa é de que as aulas de parte dos cursos comecem em março. Caso as inscrições não atinjam o número de vagas disponíveis, será aberta uma segunda janela de solicitações. Alunos que, eventualmente, se inscreverem e abandonarem o curso, não poderão fazer novos pedidos de inscrições nas janelas seguintes.

Regras

Cada candidato poderá optar, em ordem de preferência, por até três cursos diferentes no ato da inscrição. Se estiver habilitado e for selecionado, o candidato será chamado, primeiramente, para o curso na opção 1. Em caso de superlotação das turmas, respeitando-se os critérios de desempate, os candidatos poderão ser convocados para os cursos indicados nas opções 2 ou 3.

Se houver mais inscrições do que vagas para determinados cursos, fica estabelecido, nessa ordem, o seguinte critério para desempate: vulnerabilidade socioeconômica; situação de desemprego; quantidade de dependentes; idade igual ou inferior a 24 anos e; idade igual ou superior a 60 anos. Solicitantes que não conseguirem vagas desejadas poderão ser incluídos na lista de suplentes, e serão convocados em caso de desistência de algum dos classificados.

A relação dos candidatos selecionados será divulgada no site da prefeitura, a partir de fevereiro (ver cronograma completo abaixo), conforme o andamento da seleção para cada curso. Os alunos que tiverem a matrícula autorizada também serão avisados pelos contatos pessoais fornecidos no momento da solicitação de inscrição.

Unidades do Senac/RS para inscrição presencial

  • Unisenac – rua Cel. Genuíno, 130 – Centro Histórico
  • Escola Senac Saúde – avenida Assis Brasil, 1481 – Passo da Areia
  • Escola Senac Tech – avenida Venâncio Aires, 93 – Cidade Baixa

Cronograma de inscrições – 2024

  • Encerramento das inscrições: 31/01
  • 9 de fevereiro: divulgação dos classificados no site www.prefeitura.poa.br/smtq
  • 15 a 23 de fevereiro: período de matrículas dos classificados nas escolas, conforme o curso contemplado
  • 26 de fevereiro: divulgação dos suplentes classificados (quando aplicável) no site www.prefeitura.poa.br/smtq
  • 27 de fevereiro a 8 de março: período de matrículas dos suplentes classificados (quando aplicável) nas escolas, conforme o curso contemplado
  • Março: início das aulas

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: