REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO

Novo etilômetro permite aumento de 30% nas abordagens do Balada Segura

Implementação ocorre em contexto de crescimento no índice de condutores mortos no trânsito com algum grau de álcool no sangue no RS

Compartilhe:
Equipamento está sendo utilizado nas blitze do litoral gaúcho – Foto: Divulgação/DetranRS

As equipes do DetranRS trabalham nos últimos meses com um novo modelo de etilômetro. Segundo o órgão, a média mensal de abordagens dos agentes do DetranRS na Balada Segura, que era de 4,1 mil (janeiro a maio), passou a 5,4 mil após junho de 2023 (junho a novembro), um aumento de 30% na média mensal de abordagens do Balada Segura.

A implementação visa também dar mais comodidade aos motoristas que não beberam. O novo etilômetro funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem, o que agiliza a abordagem.

Quando não há vestígios de álcool, o motorista é liberado sem sair do carro. Somente no caso de pré-teste positivo, o motorista é convidado a fazer o exame no aparelho convencional, aquele em que é preciso soprar na biqueira e que indicará o nível de alcoolemia e as consequências, de acordo com o grau de embriaguez.

O chamado bafômetro passivo também está sendo usado nas blitz do litoral. O trabalho de fiscalização mobiliza 19 agentes este ano.

Aumento na alcoolemia

O aumento no reforço ocorre em contexto onde, conforme o Detran, a partir de testes de alcoolemia feitos pelo IGP (Instituto-Geral de Perícia), houve um crescimento no índice de condutores mortos no trânsito que tinham álcool no sangue. Em 2022, esse índice foi de 44%, cinco pontos percentuais maior que em 2021, quando foi detectado álcool em 39% dos condutores mortos.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: