Previsão do tempo

Instabilidade ganha força no RS nesta quarta-feira

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, aliada ao fluxo de umidade influenciam a formação de nuvens de chuva no Estado.

Compartilhe:
Alagamento na avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. Foto: Arquivo Agora RS / EPTC / Divulgação

O tempo instável vai prosseguir no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (5), indica a previsão do tempo. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, aliada ao fluxo de umidade influenciam a formação de nuvens de chuva no Estado. Há risco de temporais, com chuva forte, trovoadas e até granizo.

Conforme a previsão, as instabilidades se formam a partir da Argentina e do Uruguai. O Estado volta a receber fluxo de ar quente e úmido vindo do centro do País, o que deve impulsionar o crescimento nuvens de chuva. Ao longo da manhã, elas se espalham pelo RS, trazendo pancadas de chuva para todas as regiões.

Há risco de tempestades com queda de granizo e rajadas de vento na Campanha, Sul, Costa Doce, região metropolitana e Litoral Norte. Os volumes pontuais devem variar entre 40 e 65 mm/dia no Litoral, Sul e Campanha.

Em Porto Alegre, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de volumes mais expressivos no período da tarde. A temperatura varia entre 20°C e 30°C. Em Rio Pardo, nos Vales, também há previsão de chuva forte nesta quarta-feira. A mínima será de 18°C e máxima alcança os 30°C.

Em Tupanciretã, na região Central, também há previsão de chuvas ao longo do dia. As precipitações podem ser fortes. Os termômetros variam entre 20°C e 28°C. Itaqui, na Fronteira Oeste, as precipitações tendem a ser mais fracas que nas outras regiões do RS. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.

Na quinta-feira (07) ainda há chance de chuva forte com descargas elétricas na metade Norte. As condições seguem favoráveis à ocorrência de temporais isolados sobre o Noroeste, Nordeste, região metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte, com acumulados entre 45 e 70 mm/dia.

A tendência é que o tempo estável volte a predominar ao longo da sexta-feira (8). No entanto, o fim de semana deve ter retorno da chuva ao RS no entre o fim de sábado e o domingo.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: