Alerta laranja, tempestade

Inmet reforça alerta para tempestades no RS

A formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano deixa o tempo instável no RS e propenso a temporais isolados.

Compartilhe:

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas de tempestade nesta segunda-feira (25). A advertência aponta risco de novos temporais em solo gaúcho neste Dia de Natal (veja no mapa abaixo).

Foram expedidos quatro alertas para o Estado. O principal deles aponta possibilidade de temporais com chuva intensa, ventania e granizo em todas as regiões gaúchas. A advertência é válida do meio-dia até as 15h da tarde desta segunda-feira.  Os temporais podem ter fortes precipitações, com acumulados de até 100 milímetros e provocarem ventos intensos, entre 60a 100 km/h.

A partir das 15h, entra em vigor um novo alerta laranja. A diferença é a área de abrangência, que passa a ser a região Sul, Costa Doce, Litoral Médio, Litoral Norte, Serra gaúcha, região dos Vales, região metropolitana, Norte, Noroeste e partes das regiões Central e da Campanha.

Há, ainda, um terceiro alerta laranja de tempestades. Ele é válido para as cidades na divisa com Santa Catarina. Os temporais nesses municípios podem ocorrer até as 21h da noite desta segunda-feira.

O quarto e último alerta do Inmet aponta risco de ventania na região litorânea do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento podem ser fortes, variando entre 60 a 90 quilômetros por hora no Litoral Norte, Encosta da Serra, região metropolitana, Costa Doce e região Sul do Estado.

O que diz a previsão do tempo

Nesta segunda-feira de Natal (25), com a formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, os ventos sopram constantes no Sul, Litoral e Leste gaúcho, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.

O tempo ainda fica instável sobre o Rio Grande do Sul e com chance de temporais pontuais em áreas da metade Norte. As temperaturas da tarde variam entre 24 e 30°C. A atuação de uma massa de ar frio reduz as temperaturas a partir da noite.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: