PERIGO

Inmet publica novos alertas de tempestades para o RS

Um dos alertas é laranja, de nível intermediário, e prevê volumes de até100 mm/dia

Compartilhe:

Após a passagem de fortes chuvas pelo Estado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas para tempestades no RS. Os avisos já estão em vigor e se estendem até à noite.

O alerta de perigo maior abrange as regiões Metropolitana, Serra, Norte, Noroeste e Litoral Norte (confira no mapa abaixo). O aviso é laranja, um nível intermediário de intensidade.

Em laranja, área de abrangência do alerta do Inmet – Foto: Inmet/Divulgação

Nessas áreas, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos, diz o Instituto.

O outro alerta é amarelo e abrange áreas mais ao centro e ao Sul (confira no mapa abaixo). Esse aviso tem classificação de “Perigo Potencial” e é a mais baixa do Inmet em termos de intensidade.

Em amarelo, área de abrangência do alerta do Inmet – Foto: Inmet/Divulgação

Há ainda um terceiro alerta, também amarelo, que termina horas depois dos demais. Mas ele é válido para uma pequena área mais extrema do noroeste. Em todos os casos, a recomendação do Inmet é tomar as precauções necessárias em sua residência e acionar a Defesa Civil (199) ou os bombeiros (193), em caso de emergência.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: