nova advertência

INMET publica alerta amarelo de tempestade para parte do RS

O alerta amarelo de tempestade aponta possibilidade de chuva forte, com vento e granizo.

Compartilhe:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma advertência para a possibilidade de temporais no RS na quarta-feira (13). O alerta amarelo de tempestade aponta possibilidade de chuva forte, com vento e granizo.

Conforme o Instituto, um novo centro de baixa pressão atmosférica se aproxima do RS. Esse sistema favorece a formação de nuvens de chuva carregadas sobre a região da Campanha, Sul, as Missões e a região Central do Rio Grande do Sul.

Há risco de chuva pontualmente forte, com volume de até 75 milímetros, queda de granizo e rajadas de vento nas regiões citadas acima entre as 3h da manhã e as 18h da tarde desta quarta-feira.

Crédito: reprodução / INMET / Alert-AS

O que diz a previsão do tempo

Uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, vai se aproximar do Rio Grande do Sul já na quarta-feir. As condições para as pancadas de chuva aumentam na Metade Sul do Estado.

Nquinta-feira (14), o avanço da frente fria sobre o oceano continuam favorecendo o tempo instável, com chuva pontualmente forte no Oeste. No Noroeste há condição para pancadas de chuva, devido ao calor e a umidade.

A tendência é que na sexta-feira (15) as pancadas de chuva fiquem restritas à metade Sul do Estado.

Recomendações em caso de tempestade, segundo o INMET

Em caso de temporal, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso amarelo é classificado como de “Perigo”. Nele, recomenda-se ter cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, conclui o Instituto.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: