+CULTURA

Domingo terá inauguração do Museu do Hip Hop RS, em Porto Alegre

Local é inaugurado com o compromisso de tornar o novo museu um espaço para fomentar a inserção social por meio da música e do hip hop

Compartilhe:
Ato de Assinatura do Termo de Permissão de Uso do Museu do Hip-Hop, em 2021 – Foto: Mateus Raugust/PMPA

Será inaugurado, neste domingo (10) em Porto Alegre, o Museu do Hip Hop RS. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, ele é o primeiro dedicado a este tema no Brasil. A abertura ocorre às 13h, na rua Parque dos Nativos, 545, bairro Vila Ipiranga. O evento de inauguração vai até às 20h.

Na programação de hoje estão previstas atividades de grafitagem, além de apresentações musicais. Todas as atividades são gratuitas. Além disso, no local encontram-se salas expositivas, ateliê de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, quadra poliesportiva, CT de breaking e um estúdio.

O museu conta ainda com aproximadamente seis mil itens de acervos físico e digital sobre a história do hip-hop gaúcho. O local foi idealizado pela Associação da Cultura Hip Hop. A organização atua no fortalecimento de uma estratégia sociocultural de prevenção e redução da violência e do trabalho infantil, assim como na promoção dos direitos humanos da juventude da Capital e Região Metropolitana.

Durante o ano, o museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. A expectativa é de receber 30 mil visitantes por ano. Mais informações em @museuhiphoprs.

Montagem e investimento

O Museu foi montado em um imóvel cedido pelo Paço Municipal, em 2021, através de um TPU (Termo de Permissão de Uso). O objetivo é garantir a realização das atividades, reforçando o planejamento da gestão dos bens municipais.

As obras de revitalização no local e a administração são geridas por fundos financeiros do próprio projeto, que resultaram de parcerias com os Governos do Estado e Federal, por meio do Ministério da Cultura, Nubank e Petrobras Cultural.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: