DESABASTECIMENTO

Dmae alerta para falta de água em bairros da zona leste de Porto Alegre

com as elevadas temperaturas dos últimos dias, o consumo de água tende a aumentar em algumas localidades de Porto Alegre.

Compartilhe:
Água (Reprodução: Canva)
Água (Reprodução: Canva)

A Prefeitura de Porto Alegre informou que o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) alertou para um possível desabastecimento nos bairros Partenon, Vila São José, Coronel Aparício Borges e Vila João Pessoa, a partir desta quarta-feira (13).

Segundo a prefeitura, Com as elevadas temperaturas dos últimos dias, o consumo de água tende a aumentar em algumas localidades de Porto Alegre, por isso o Dmae recomenda que a população utilize o recurso de forma consciente, para que não haja racionamento nos próximos dias.

“Mesmo com as obras de extensão de redes de água, estamos com algumas dificuldades em manter o abastecimento a pleno na região do Morro da Cruz. Há residências a 238 metros de altura, o que exige um bombeamento vigoroso, somado a altas temperaturas e constante crescimento populacional”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Dicas de consumo consciente:

– Feche bem as torneiras depois de utilizá-las. Uma torneira pingando pode gastar mais de 43 litros de água por dia;

– Uma torneira jorrando água pode desperdiçar 25 a 45 mil litros por dia;

– Feche a torneira enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água;

– Evitar encher piscinas diariamente;

– Use máquina de lavar roupas na capacidade máxima. Ao lavar 5 kg de roupas são gastos 135 litros de água;

– Primeiro ensaboe toda a louça com a torneira fechada. Depois enxágue;

– Evite banhos longos e feche o chuveiro enquanto estiver utilizando o sabonete. A cada 15 minutos de banho você gasta aproximadamente 60 litros de água;

– Para lavar o pátio ou o carro, use sempre o balde em vez da mangueira. Uma torneira aberta durante 25 minutos gasta 100 litros de água;

– O vaso sanitário não é lixeira. Nunca jogue papéis, plásticos, comidas, cabelos, cotonetes, no vaso sanitário ou nas pias. Lembre-se de colocar lixeiras no banheiro e na cozinha!

– Nunca coloque óleo de cozinha na pia e sim em uma garrafa de plástico (como as de refrigerantes), feche e entregue nos postos de coleta de óleo autorizados pelo DMLU;

– Apenas um litro de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: