40ºC

Defesa Civil de Porto Alegre alerta para altas temperaturas nos próximos dias

Secretaria Municipal da Saúde emitiu uma série de orientações para organizadores de eventos de massa

Compartilhe:
Onda de calor em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre, a partir do alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para onda de calor no país, divulgado ontem (14), também chamou atenção para o fenômeno na capital gaúcha nos próximos dias. O ponto alto das temperaturas será no domingo (17), quando a cidade irá registrar 40ºC, segundo o órgão.

Tendo em vista esse prognóstico, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu uma série de orientações para organizadores de eventos de massa. Estes deverão observar as orientações e delimitações da Portaria 35/2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quanto à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos especialmente expostos ao calor. Confira aqui.

A secretaria faz ainda algumas recomendações quanto aos cuidados a serem tomados diante deste quadro do clima. São elas:

  • Beba bastante água, mesmo se não estiver com sede.
  • Não faça atividades físicas ao ar livre nem se exponha ao sol das 10h às 16h.
  • Evite banhos com água quente.
  • Utilize umidificadores de ar, bacias de água ou panos úmidos próximos à cama.
  • Use roupas leves e claras.
  • Utilize protetor solar com FPS 30 ou mais.
  • Consuma alimentos leves, como frutas e verduras, e evite cafeína.
  • Não fique muito tempo no carro.
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico.

A população é estimulada a seguir atentamente as atualizações meteorológicas. Também é aconselhado adotar as precauções necessárias para enfrentar as condições climáticas adversas nos próximos dias.

Em caso de emergência, é recomendável contatar a Defesa Civil pelo número 199. Em caso de incêndio em mata ou floresta, é necessário informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

Próxima semana

Na segunda-feira (18), há a previsão da entrada no Estado de uma região de baixa pressão. Ela favorecerá ocorrência de chuvas pontualmente fortes no município. Os acumulados podem atingir até 30 milímetros por dia.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: