Saldo da tempestade

Cachoeira do Sul contabiliza mais de 170 imóveis atingidos por enxurrada

A forte precipitação – estimada em 160 milímetros em menos de uma hora – causou alagamentos em diversas ruas de Cachoeira do Sul.

Compartilhe:
Casa na cor azul danificada por enxurrada em Cachoeira do Sul. Estrutura está sem parte de uma parede no canto esquerdo inferior
Crédito: Patricia Miranda / Prefeitura de Cachoeira do Sul

Ao menos 173 imóveis foram danificados no temporal que atingiu Cachoeira do Sul na tarde de sexta-feira (22). A forte precipitação – estimada em 160 milímetros em menos de uma hora – causou alagamentos em diversas ruas do município. Segundo a Prefeitura, 24 pessoas foram atendidas com ferimentos causados pela enxurrada.

O levantamento da Defesa Civil do município aponta que 114 casas estão danificadas, 9 estão destruídas e outras 50 precisam de avaliação, somando 173 imóveis.

Ao todo, 335 pessoas foram diretamente atingidas pela tempestade. Destas, 52% estão ainda em suas casas e 48% estão em casa de familiares. O bairro Bom Retiro é o mais comprometido com 74 casas e 136 pessoas atingidas, de acordo com os dados da Defesa Civil.

As famílias atingidas estão sendo cadastradas, das 8h até as 12h, no CRAS Zona Norte, no CRAS Cidadania, na SMIS (Secretaria Municipal da Inclusão Social) e na Escola María Pacicco de Freitas.

Doações de alimentos, colchões e móveis em bom estado de uso e eletrodomésticos em funcionamento são necessárias.

Município em emergência

A prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuh, assinou ontem (23) um decreto de situação de emergência. “A publicação deve acontecer até terça-feira, mas com data a partir deste sábado. O Coronel Pinton, da Defesa Civil do Estado, esteve em Cachoeira do Sul neste sábado para avaliar in loco os estragos e se colocar à disposição da cidade”, disse a prefeitura.

“Graças a Deus não temos nenhuma vítima fatal deste terrível evento que aconteceu em nossa cidade. Somos solidários a todos os cachoeirenses e frisamos que toda a Prefeitura está trabalhando para recuperar nossa cidade com a maior brevidade possível”, ressaltou Angela.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: