TECNOLOGIA

Aplicativo vai agilizar bloqueio de celular roubado

O aplicativo será liberado para download por meio da Google Play Store e da Apple App Store

Compartilhe:
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados site celularseguro.mj.gov.br. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

O aplicativo será liberado para download nesta terça-feira (19), por meio da Google Play Store e da Apple App Store. Apesar disso, a plataforma ainda não está operando.

A plataforma foi desenvolvida pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, completou Pimenta.

A disponibilidade para todos os brasileiros será nesta quarta-feira (20), ressaltou o MJPS.

Como funciona o aplicativo

  • Após instalar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar, usando sua conta gov.br.
  •  Aceitar os termos de uso.
  •  Usuário deve registrar seu aparelho, com dados como marca, modelo, número telefônico, operadora, número de série e número IMEI, entre outros.
  • Cadastrar pessoas de confiança, que passam a ter acesso aos aparelhos registrados. Caso o celular seja roubado, furtado ou perdido, essas pessoas podem criar a “ocorrência” no lugar da vítima e notificar bancos e operadoras.
  • Em caso de perda, furto ou roubo, a “ocorrência” deve ser registrada no próprio app Celular Seguro.
  • Ao tocar no botão Registrar Ocorrência, o usuário pode escolher entre os seus aparelhos ou os de pessoas de confiança.
  • Após escolher o celular que foi perdido ou roubado, é necessário tocar no botão Alerta e preencher alguns dados: data, tipo de situação, hora, estado e cidade.
  • O sistema gera um número de protocolo. Este número será necessário em atendimentos posteriores nos bancos e operadoras.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: