Delta do Jacuí

Moradores de Eldorado do Sul enfrentam correnteza em ruas alagadas

Enchente do Jacuí causou a morte de uma idosa. A estimativa é que pelo menos metade da área urbana tenha sido inundada.

Compartilhe:
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

A cheia histórica que atinge o Delta do Jacuí e a região metropolitana de Porto Alegre causa a inundação de centenas de ruas do município de Eldorado do Sul, na região metropolitana. A estimativa é que pelo menos metade da área urbana tenha sido inundada.

Uma das situações mais dramáticas ocorre no bairro Picada, onde equipes de resgate trabalham retirar atingidos pela cheia. Militares do Exército brasileiro estão atuando para atender os moradores e levá-los até uma região segura. As equipes também atendem aqueles que estão isolados na Ilha da Pintada, território que corresponde a Porto Alegre. O acesso ocorre pela rua Martinho Poeta, que está alagada e possui forte correnteza.

Mas não é só a região mais próxima do Guaíba que sofre com a enchente. A Praça da Matriz de Eldorado do Sul, assim como diversas ruas dos bairros Centro, Medianeira e Cidade Verde têm alagamentos. Um desses logradouros é a rua Emancipação, que tem pelo menos dois pontos quase intransponíveis para carros. Para se locomoverem, os moradores precisam caminhar pelo meio da rua, onde a altura da rua é maior.

Por causa da cheia, a Farmácia Municipal foi transferida para a Base do Samu de Eldorado do Sul, localizada na Rua Mário Ribeiro, n° 295, bairro Centro. O motivo é o alagamento da estrutura pública. Todas as medicações que foram  removidas do local atingido pela cheia estarão disponíveis para a comunidade que utilizam remédios controlados.

Além disso, o Pronto-Atendimento 24h e as ESF’s (Equipes de Saúde da Família) Cidade Verde, Picada e Chácara estão fechadas devido aos alagamentos.

A prefeitura do município pede doações de água, comida, fraldas, colchões, roupas de camas, material de limpeza e higiene para os atingidos. Os itens podem ser entregues na sede do Executivo, localizada na Estrada da Arrozeira, nº 270 – Centro, das 8h às 14h. As doações serão destinadas aos moradores abrigados no Ginásio da Escola Eldorado do Sul e da Escola Getúlio Vargas.

Praça da Matriz, em Eldorado do Sul, é alagada pela cheia do Jacuí. Crédito: Victor Caprioli de Freitas / Agora RS
Praça da Matriz, em Eldorado do Sul, é alagada pela cheia do Jacuí. Crédito: Victor Caprioli de Freitas / Agora RS

Idosa morre em razão da enchente 

Uma idosa morreu em consequência da enchente do Guaíba no município. Ida Terezinha Araújo Barbosa foi encontrada desacordada pelo filho dentro de casa, no bairro Medianeira, na segunda-feira (20).

Ida chegou a ser atendida por uma equipe dos Bombeiros, mas foi declarada morta logo em seguida. A causa presumida da morte é afogamento. Um exame de necropsia vai apontar as circunstâncias da morte.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: