SOLIDARIEDADE

Ministério da Saúde lança aplicativo para incentivar doação de sangue

O Ministério da Saúde espera que a plataforma seja uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores

Compartilhe:
Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (27), o aplicativo Hemovida. O objetivo é incentivar a doação de sangue voluntária, captar mais doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros.

A ferramenta está integrado ao ConecteSUS e permite ao cidadão localizar facilmente a rede de saúde mais próxima, baixar a carteira do doador, entre outras funcionalidades.

O aplicativo está disponível para download nas principais lojas de aplicativos (Android e iOS) ou por meio do site do ConecteSUS. Para se cadastrar no ConecteSUS Cidadão, é necessário efetuar o download do aplicativo nas lojas Android ou iOS. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal.

O Ministério da Saúde espera que a plataforma seja uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores, além de desempenhar um papel importante na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento.

Como doar

A doação de sangue é totalmente voluntária e, para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Para os menores de 18 anos, é necessário autorização do responsável legal. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro doações ao ano. Mulheres podem doar a cada três meses, com no máximo três doações anuais.

No dia da doação não é necessário jejum. O doador precisa fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: