+CULTURA

Jornalista lança livro sobre a passagem do Grêmio pela Série B

Com referências seja da cultura pop, ou obras de literatura, João estabelece paralelos com a realidade do Imortal naquele momento

Compartilhe:

“Onde o Grêmio Estiver” é o título do livro que o jornalista João Campos Lima deu para sua coletânea de crônicas sobre a recente passagem do Tricolor gaúcho pela Série B do Campeonato Brasileiro. A edição é da All Type e tem lançamentos previstos para Porto Alegre e São Jerônimo, cidade natal do autor, que é formado jornalista pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O título cai bem para a temática do livro pois destaca o tradicional trecho do hino do Grêmio associado ao desafio de acompanhar o clube em um momento tão difícil como foi a Série B de 2022. Mas esta missão não impediu o autor de ver a beleza do futebol, assim como perceber os seguidos convites à reflexão, que cada rodada trazia para ele enquanto escritor.

Os textos eram escritos antes de cada jogo do Grêmio em um blog que o jornalista criou. Neles, havia sempre uma associação com produtos da cultura pop, ou obras de literatura, tudo que permitisse estabelecer algum tipo de paralelo com a realidade do Imortal e, assim, ampliar horizontes de análise.

Outra curiosidade é que o autor fazia também comparações com a campanha do Tricolor na Série B de 2005, que culminou na épica classificação contra o Náutico nos Aflitos. E, surpreendentemente, há muito mais semelhanças do que se pode imaginar.

O livro está em pré-venda por R$ 40. O lançamento em Porto Alegre já está esgotado. Mas para São Jerônimo, no sábado (2), ainda é possível confirmar presença até amanhã (29). Será na Livraria Lua de Papel (no Bonato Center – Rua Ramiro Barcelos, 1600, Sala 14), às 15h30.

Tanto a compra via PIX quanto a confirmação de presença podem ser feitas pelo celular (51) 997039286. Outra opção para confirmar presença é diretamente pelas redes sociais do jornalista no @JoaoCamposLima.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: