FILHOS DE SEPÉ

Incra inicia reparo emergencial em barragem que rompeu em Viamão

Antes do início dos trabalhos foi feita uma verificação das condições da área

Compartilhe:
Foto: Incra-RS/Divulgação

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começou, na manhã deste sábado (25), os reparos emergenciais na barragem do assentamento Filhos de Sepé, na área rural de Viamão, na Região Metropolitana. Ontem (24), parte da estrutura extravasou, se dissipando para uma área de campo.

Crédito: Sema RS / Divulgação

Antes do início dos trabalhos foi feita uma verificação das condições da área. Esta análise foi realizada pela Sema-RS (Secretaria de Meia Ambiente e Infraestrutura do RS); pela AAFISE (Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé); pela Defesa Civil estadual; além de  gestores ligados ao Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.

Os técnicos constataram uma ruptura de pequenas proporções na ombreira da represa, que é o local entre o maciço e o terreno. A estrutura será reforçada, com colocação de pedras.

Segundo o Incra, a água está escorrendo para dentro do Refúgio em direção ao rio Gravataí, que deve receber a vazão e não teve variação em seu nível até o momento. Também não foi observado risco às famílias, uma vez que a moradia mais próxima fica a cerca de 3,5 quilômetros do ponto, em terreno mais alto.

Em nota, o Instituto garante que continuará monitorando a situação para tomar novas medidas, caso necessário.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: