Cheia do Guaíba

Guaíba recua e comportas são reabertas em Porto Alegre

Nível recuou para 2,80 metros nesta quinta-feira (23). No pico, o Guaíba alcançou 3,46 metros na terça-feira no Cais Mauá.

Compartilhe:
Crédito: Luciano Lanes / PMPA

O nível do Guaíba baixou após três dias de enchente em Porto Alegre. A água recuou para 2,98 metros na manhã desta quinta-feira (23). Às 21h15, o nível chegou em 2,80 metros. No pico, o nível alcançou 3,46 metros às 8h15 da manhã de terça-feira (21).

Com o recuo da água, a Prefeitura de Porto Alegre reabriu quatro comportas. As estruturas que foram abertas à tarde são a 1 e 2 (Cais Embarcadero), a 4 (Cais Mauá/avenida Sepúlveda) e 6 (acesso ao Catamarã).

O sistema evitou que parte do Centro e da zona norte da Capital gaúcha ficassem inundados pela cheia. A única área com problemas foi no entorno da Ponte antiga do Guaíba, onde uma comporta – a de número 13, um acesso ferroviário ao porto – apresentou problemas de vedação por causa da força da água.

O vazamento inundou a linha metroviária da Trensurb entre as estações Farrapos e São Pedro. O serviço foi retomado na manhã desta quinta-feira, após a água que estava represada no local ser drenada. Também houve bloqueio na avenida Voluntários da Pátria próximo do DC Shopping.

Catamarã seguirá inoperante nesta quinta-feira

A Catsul – que opera o sistema de catamarã entre Guaíba e Porto Alegre – decidiu manter a operação suspensa nesta quinta-feira (23). O motivo é o fechamento das comportas, somado ao risco causado pela forte correnteza na rota usada pelo sistema de transporte.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: