HEGEMONIA

Gre-Nal termina empatado e Gurias Coloradas são pentacampeãs gaúchas

Conquista premia um ano de resiliência das jogadoras e da comissão técnica

Compartilhe:
Imagem: Reprodução/Redes Sociais das Gurias Coloradas

A manhã de domingo (26) foi de final do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino de 2023 na Arena do Grêmio. A dupla Gre-Nal decidia o título. Na primeira partida, o Inter havia aplicado 2 a 0 no Beira-Rio. Hoje, em uma partida muito disputada, empate em 1 a 1 e título para as Gurias Coloradas.

O Inter saiu na frente de pênalti, nos acréscimos da etapa inicial, em cobrança de Priscila. O empate gremista veio no início do segundo tempo, com a zagueira Pati Maldaner. A igualdade no placar refletia o nível de competição do jogo. Equilíbrio no início, depois um valente Grêmio que foi ataque, até porque precisava correr atrás do placar.

Mas a valentia do Tricolor seria insuficiente. Nos últimos 20 minutos da etapa final a defesa do Inter se fechou e as donas da casa quase não criaram nenhuma chance. A torcida colorada fez a festa na Arena e as Gurias Coloradas provocaram: “Quem manda no Sul é o Inter”.

Isso porque, com o título, o Inter retoma a hegemonia no RS. Desde que os clubes reabriram seus departamentos femininos, em 2017, são cinco títulos do Inter e dois gremistas. Contudo, no ano passado, as Gurias Coloradas haviam perdido a final para as rivais, também na Arena, interrompendo uma sequência de três títulos.

Além disso, a conquista marca a reconstrução da equipe após a perda de uma série de jogadoras ao fim da temporada passada. Mesmo com as baixas, foi um ano de resiliência do time, que ficou nas quartas de final para a finalista Ferroviária no Brasileirão, e, na Libertadores, perdeu a semifinal nos pênaltis para as mais tarde campeãs do Corinthians.

O Inter tem eleição para presidência ainda neste ano. Fica a expectativa para a manutenção deste trabalho, que aos poucos se consolida, e se gabarita para um futuro ainda mais vencedor.

Foto: X/SC Internacional

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: