GRANDE PERIGO

SC decreta situação de emergência em função dos temporais

Defesa Civil confirmou a segunda morte no estado desde o começo das fortes chuvas

Compartilhe:
Foto: Divulgação / PMSC

O Governo de Santa Catarina publicou um alerta de “situação anormal por desastre meteorológico” em virtude dos temporais que assolam o estado desde a última quarta-feira (4). O objetivo é garantir atendimento prioritário e a liberação de mantimentos e recursos para os municípios mais afetados. Ao todo, 82 municípios estão na lista.

Em coletiva de imprensa, o governador Jorginho Mello pediu que a população residente em áreas de risco busque abrigo seguro. O pedido se dá em meio à previsão de mais chuva neste domingo (8). Neste sábado, O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu alerta vermelho, de “Grande Perigo”, com abrangência para todo o território catarinense amanhã.

O volume de chuva previsto pode superar os 100 mm/dia. O aviso também é válido para parte do RS. 

Ademais, os prognósticos técnicos apontam que os rios podem atingir níveis expressivos de 14 metros, como em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Com apoio da PM (Polícia Militar), foi determinado o fechamento da barragem de Ituporanga e de José Boiteux.

Segundo o governador, há ali uma questão indígena que vai ser avaliada e atendida. No entanto, “a barragem precisa ser fechada nesse momento para que tenhamos mais uma alternativa para contenção da água”, argumenta Mello. 

Além disso, o secretário da Proteção e Defesa Civil confirmou a segunda morte no estado desde o começo das fortes chuvas. 

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: