PREVISÃO DO TEMPO

RS em alerta para tempestade a partir da noite deste domingo

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

Compartilhe:

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta para tempestade em parte do Rio Grande do Sul. O aviso é válido a partir das 19h deste domingo (17) e vai até às 15h da segunda-feira (18).

Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta laranja, de intensidade intermediária entre os elencados pelo Inmet, abrange a Região Sul, a Campanha, a Região Central e a Fronteira Oeste (confira no mapa abaixo).

RS em alerta para tempestade a partir da noite deste domingo
Imagem: Inmet/Divulgação

Segundo a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), as chuvas ocorrem nessas áreas devido a uma região de baixa pressão. Juntamente com o fluxo de umidade vindo da Amazônia, os dois fenômenos favorecem as instabilidades na região.

A partir de amanhã

Ainda conforme a Sema-RS, na segunda-feira, as instabilidades ganham força e atuam em praticamente todo o território gaúcho. Na região da Campanha, Sul, Sudeste, Centro e Missões não se descarta a ocorrência de temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas pontuais de vento.

Os volumes de chuva devem ficar em torno de 40 a 60 mm/dia e pontualmente atingindo 90 mm/dia na Campanha e Sul gaúcho. Na terça-feira (19), há risco de temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas de vento na maioria das regiões gaúchas.

Na metade Sul e Centro, os acumulados variam pontualmente entre 40 e 60 mm/dia, enquanto na metade Norte ficam entre 30 e 50 mm/dia, com pontos chegando a 70 mm/dia. A tendência é que as instabilidades persistam ao longo da quarta-feira (20) em praticamente todo o Estado.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: