DADOS DO IPCA

Preço dos alimentos apresenta queda em Porto Alegre, aponta IBGE

As informações constam no boletim do IPCA, divulgado pelo IBGE

Compartilhe:
Preço dos alimentos apresenta queda em Porto Alegre, aponta IBGE
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Alguns grupos de alimentos apresentaram queda de preço em Porto Alegre nos primeiros oito meses de 2023. As informações constam no boletim do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o levantamento, a cebola lidera a lista dos produtos com maior queda no prato dos porto-alegrenses. A redução no ano é de quase metade do preço aplicado no ano passado (47,6%). Na sequência, aparecem a laranja (36,1%), o óleo de soja (34,8%) e os grupos de óleos e gorduras (25,2%) e tubérculos, raízes e legumes (20,5%).

Outros produtos que tiveram queda de valor em torno de 10% em Porto Alegre são a maçã (12%), a paleta bovina (11,5%), o frango em pedaços (11,5%), a banana prata (10,5%), o leite condensado (10%), a alcatra (8,2%) e a costela (8%). O grupo de carnes, no geral, apresentou queda de 6,2% nos preços medidos pelo IPCA.

Porto Alegre acompanha os dados nacionais que indicam retração expressiva e consecutiva nos últimos três meses no grupo de alimentos e bebidas, em grande parte devido ao recuo nos preços da alimentação no domicílio (-1,26%). No geral, a inflação de agosto foi de 0,23%, abaixo do que era projetado pelo mercado, mas 0,11 ponto percentual acima da taxa de 0,12% registrada em julho. No ano, o IPCA acumula alta de 3,23%.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: