CAPITAL

Passagem da chuva deixa desabrigados em Porto Alegre

Essa é a maior cheia do Guaíba desde 2015

Compartilhe:
Passagem da chuva deixa desabrigados em Porto Alegre
Foto: Cesar Lopes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), um primeiro boletim com informações sobre a passagem da chuva pela cidade. Essa é a maior cheia do Guaíba desde 2015. O nível do Guaíba chegou a 2,44 metros na Ilha da Pintada, superando a cota de inundação, de 2,20 metros. No Cais Mauá, o nível, segundo a régua automática da SEMA-RS, é de 2,70 metros, ainda abaixo dos 3 metros da cota de inundação.

A situação da Ilha da Pintada mobilizou a Defesa Civil Municipal. Duas famílias, residentes do Arquipélago, foram encaminhadas ao abrigo situado na região, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na rua Capitão Coelho, 300. Ao todo, 19 pessoas estão no local. Além disso, a Unidade de Saúde Ilha da Pintada está fechada nesta quinta-feira.

Outros dois abrigos foram armados pela administração pública. Um no Extremo Sul, na Igreja São João Paulo II, localizada na rua Edgar Pires de Castro, 10.856. Lá estão 48 desabrigados. E outro na Sede Arco dos Correios, na Estrada Retiro da Ponta Grossa, 2.450, que recebe oito pessoas.

Ao todo, os abrigos têm capacidade para receber 150 pessoas. Eles estão abertos para atender famílias que precisam de ajuda. O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela segue recebendo doações até sexta-feira (15), das 9h às 17h. A prioridade são alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza. O local fica na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico.

Volume e previsão

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas choveu 74,6 milímetros na Estação do Jardim Botânico. Já na medição da Estação Belém Novo, o registro é de 82 milímetros. A média de precipitação para setembro em Porto Alegre é de 168 mílímetros, mas só nos primeiros 14 dias do mês choveu 232 milímetros no Jardim Botânico e 242 milímetros no Belém Novo.

A previsão para as próximas horas é que a chuva diminua e que as rajadas de vento cheguem a até 40 quilômetros por hora.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: