PREVISÃO DO TEMPO

Inmet alerta para tempestades no RS até o fim da terça-feira

Segundo a previsão, há mais chances de transtornos a partir da terça-feira (26)

Compartilhe:

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para tempestades no Rio Grande do Sul neste início de semana. O último aviso vai até o fim da terça-feira (26).

Nesta segunda-feira (25), conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Neste aviso, de menor intensidade, o risco de transtornos e danos é considerado menor pelo Inmet.

Este alerta vai até o fim do dia de hoje e se restringe às regiões da Serra, o Noroeste, Central, Litoral Norte e Região Metropolitana (confira no mapa abaixo). Segundo a Sema-RS, esta abrangência se deve a um sistema de baixa pressão na altura do Paraguai aliado a um fluxo de umidade.

Imagem: Inmet/Divulgação

Na terça-feira (26), ainda conforme a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), esta baixa pressão se intensifica e avança em direção ao oceano. Junto de uma frente fria, o fenômeno traz risco de chuvas intensas para todo o RS, com previsão de transtornos (confira no mapa).

Imagem: Inmet/Divulgação

O Inmet classifica a situação de terça-feira como de “Perigo”, uma zona intermediária de intensidade entre as elencadas pelo Instituto. O volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Devido a este quadro, o Inmet recomenda:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: