ESTUDO

Hospital de Clínicas abre inscrições para testar medicamento contra covid-19

Após serem admitidos no estudo, os participantes devem realizar pelo menos  oito consultas no Hospital de Clínicas.

Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Foto: Robson da Silveira / SMS / PMPA

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está recrutando participantes para o SCORPIO-HR, um estudo clínico global de Fase 3 com pacientes não hospitalizados e sintomáticos infectados pelo vírus SARS-CoV-2, o patógeno que causa a covid-19.

Essa pesquisa avalia um medicamento experimental para o tratamento da covid-19 e seu efeito nos sintomas da covid Longa. Podem participar do estudo adultos com 18 anos ou mais, portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e que tenham testado positivo para covid-19 nos últimos três dias, com a presença de um ou mais sintomas.

“Esse estudo clínico, que acontece em 20 países, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes”, disse Eduardo Sprinz, pesquisador principal do estudo no Hospital de Clínicas.

“Os estudos clínicos são uma oportunidade para que as pessoas auxiliem hoje os pesquisadores a promover avanços na ciência e nas práticas clínicas, com o objetivo de obter remédios mais eficazes no futuro. Novos medicamentos são necessários para oferecer opções de tratamento para pessoas que testaram positivo para covid-19″, ressaltou o pesquisador.

Com a duração de cerca de 24  semanas, o SCORPIO-HR é um estudo clínico com um grupo de intervenção, para o qual o medicamento experimental será ministrado por cinco dias, e um grupo de controle, que receberá o placebo pelo mesmo período.

Após serem admitidos no estudo, os participantes devem realizar pelo menos  oito consultas no Hospital de Clínicas para o monitoramento dos resultados, tendo todas as despesas relacionadas a esse comparecimento reembolsadas. As consultas poderão ser presenciais ou virtuais.

“Os estudos clínicos são essenciais para identificar abordagens adicionais para proteger nossas comunidades contra graves ameaças à saúde. Durante a fase de emergência da pandemia de covid-19, a participação de milhares de pessoas em estudos clínicos foi um fator-chave para o desenvolvimento seguro e eficiente de vacinas, em estudos que obedeceram estritamente a protocolos internacionais de ética em pesquisa”, afirmou Sprinz.

“Cada um de nós tem um papel a desempenhar na luta contra o covid-19. Se você teve sintomas e testou positivo para covid-19 nos últimos três dias, pode nos ajudar a compreender se é possível reduzir a duração dos sintomas da covid-19. O Hospital de Clínicas tem orgulho de participar do avanço no desenvolvimento de novas terapias para covid-19, por meio de nosso envolvimento no SCORPIO-HR”, completou o pesquisador.

Informações 

Para mais informações ou para se candidatar a participar do estudo, os interessados podem comparecer ao Hospital de Clínicas na Avenida Protásio Alves, 211 – Bloco C – 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ligar para (51) 3359-6283.