EVENTO GRATUITO

Projeto inicia série de recitais gratuitos no Complexo Cultural Theatro São Pedro

Em sua segunda edição, o projeto conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e da Fundação Theatro São Pedro.

Compartilhe:
Foto: Vitória Proença/Divulgação

O público ganhará uma nova oportunidade para apreciar a arte da ópera ao vivo e de forma gratuita em Porto Alegre.

Na próxima quarta-feira (28), os participantes do projeto Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos iniciam a série de recitais Vozes do Ópera Estúdio 2023. Com entrada gratuita, as apresentações ocorrem no Teatro Oficina Olga Reverbel do Complexo Cultural Theatro São Pedro nas últimas quartas-feiras de junho, julho, agosto e setembro.

Serão duas sessões por dia: às 15h (público infantil, mediante inscrição prévia da escola por e-mail) e às 19h (público geral, com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento ).

Nas duas primeiras apresentações da série, previstas para quarta, os cantores líricos do Ópera Estúdio interpretam peças individuais, com acompanhamento do pianista Patrick Menuzzi. Estão previstas obras de Händel, Mozart, Donizetti, Puccini, Verdi, Gounod e Bizet, entre outros.

O caráter intimista das apresentações será reforçado por um conjunto de velas que será colocado ao redor dos artistas. O professor Carlos Rodriguez, que ministra a Oficina de Conjuntos e Produção de Espetáculos, explica que os recitais serão didáticos, pois os cantores farão comentários sobre as obras, inclusive lançando mão de recursos cênicos. “Cada cantor vai discorrer sobre a sua personagem e apresentar a situação que ela vive na obra”, afirmou.

Projeto

Realizado pela Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura), por meio da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), o Ópera Estúdio oferece a cantores em início de carreira a possibilidade de estudar junto de uma equipe multidisciplinar de professores.

Em sua segunda edição, o projeto conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e da Fundação Theatro São Pedro. Após uma seleção por audições, 27 participantes foram aprovados para seis meses intensos de aulas com grandes referências da música no Brasil.

O público poderá acompanhar a evolução da turma em quatro recitais e também no espetáculo de encerramento que será realizado em novembro, a montagem completa da ópera “Carmen”, de Georges Bizet.

A primeira edição do Ópera Estúdio, em 2022, inaugurou um novo capítulo na história da ópera no Rio Grande do Sul. A turma de 18 cantores pôde aprimorar suas habilidades em aulas semanais de canto, repertório, expressão corporal e cênica, entre muitos outros assuntos que somaram uma carga horária superior a 1.000 horas.

No final do ano, o projeto culminou na encenação da opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár, em adaptação inédita.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: