ONDA DE FRIO

Previsão do Inmet aponta intensa e ampla massa de ar frio no RS

O deslocamento do ar frio e seco de origem polar, na retaguarda da frente fria, provocará queda acentuada das temperaturas no Rio Grande do Sul.

Foto: Joel Vargas/PMPA (Arquivo)

A previsão aponta que uma nova frente fria, seguida de uma intensa e ampla massa de ar frio, deve se deslocar, entre o fim da próxima sexta-feira (9) e o sábado (10), da Argentina até o Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A massa de ar frio vai provocar queda acentuada das temperaturas nos dias seguintes no Estado. Conforme o prognostico do Inmet, a tendência de queda da temperatura do ar entre o fim do domingo (11) e a segunda-feira (12), indicando declínio de mais de 10°C em 24h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com o Inmet, o deslocamento do ar frio e seco de origem polar, na retaguarda da frente fria, provocará queda acentuada das temperaturas, com mínimas previstas para as madrugadas de segunda e terça perto de zero grau ou negativas em áreas da Campanha, Fronteira Oeste e Serra gaúcha.

Há risco de geada no Rio Grande do Sul na próxima semana. Antes disso, uma massa de ar quente e seco predomina nesta sexta no Estado, gerando grande amplitude térmica (variação entre mínimas e a máximas).