ARBORIZAÇÃO URBANA

Porto Alegre será a primeira capital com gestão digital da arborização

A equipe técnica da Smamus inicia os trabalhos em duas frentes em Porto Alegre.

Plataforma será abastecida com informações coletadas nas saídas a campo pelos técnicos da Smamus. Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA

A Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) iniciou nesta terça-feira (6) a implementação do sistema tecnológico para gestão digital da arborização urbana em Porto Alegre.

Vencedora da licitação, a empresa Propark é a responsável pela ferramenta, com fornecimento de licença de uso de software especializado, capacitação e treinamento de pessoal.

“Com o uso da tecnologia há um grande avanço, que nos coloca como a primeira capital do país a fazer uso de um software para gestão da arborização urbana”, destacou o secretário Germano Bremm.

“O valor do contrato é de R$ 495 mil e prevê elaboração de diagnóstico da situação atual em Porto Alegre, cadastro georreferenciado das árvores existentes na malha viária, fornecimento de dados para auxiliar no planejamento, além de suporte para ações de monitoramento e fiscalização. Posteriormente, os dados ficarão acessíveis à população”, disse a Prefeitura de Porto Alegre.

Conforme a prefeitura, o prazo de vigência é um ano, podendo ser prorrogado. “O software é uma plataforma que está sendo compatibilizada com o fluxo operacional da Smamus. Neste instrumento, serão colocadas as informações da arborização de Porto Alegre, a partir de saídas a campo pelos técnicos, devidamente capacitados por nós, para que alimentem o banco de dados”, explica Marcelo Leão, diretor da Propark.

A equipe técnica da Smamus inicia os trabalhos em duas frentes. Conforme a prefeitura, um grupo atuará na coleta de informações sobre as árvores já adultas da cidade, começando pelo Centro Histórico e pelo 4º Distrito, regiões nas quais será realizado um censo de todas as árvores, e outro grupo trabalhará para prospectar novos pontos de plantio, especialmente em vias estruturantes e regiões mais carente de arborização.

“Plantios com qualidade permitem potencializar os serviços ambientais, como maior conforto climático, retenção de particulados, redução da poluição sonora, abrigos para fauna, fixação do carbono, além de contribuir para construção de um cenário de maior segurança, valorização estética e ordenação da paisagem”, destaca a chefe da Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel.