sustentabilidade

Lula lança plano contra desmatamento da Amazônia

O presidente também vetou uma medida provisória que flexibilizava os controles no bioma da Mata Atlântica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e), Janja Lula da Silva (c) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (d) participam da Cerimônia do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um plano contra o desmatamento na Amazônia nesta segunda-feira (5). O presidente também vetou uma medida provisória que flexibilizava os controles no bioma da Mata Atlântica.

O Brasil recuperou a “liderança mundial em sustentabilidade e cumprirá metas de redução de carbono e desmatamento zero”, pois “voltamos a ter uma política ativa” na área ambiental, afirmou durante uma cerimônia por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente realizada hoje (5) no Palácio do Planalto.

Lula prometeu um “combate sem trégua aos crimes ambientais que degradam o meio ambiente”, que ocorrem junto com outros delitos como “tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e exploração sexual de crianças”.

O mandatário assinou uma série de medidas que compõem o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, que determina as diretrizes para a proteção da floresta até 2027.

O anúncio aconteceu após uma semana marcada pela aprovação no Congresso de uma medida provisória que desmembrou os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas e reduziu suas competências.

“Este Dia Mundial do Meio Ambiente tem um valor simbólico extraordinário. Não apenas por ser a primeira comemoração ambiental do nosso governo, mas porque sinaliza que o meio ambiente voltou a ser prioridade após quatro anos de descaso e abandono”, afirmou Lula.

Na cerimônia, também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que proferiu um discurso, e o cacique Raoni Metuktire, da etnia Kayapó, que ganhou um reconhecimento internacional por seu trabalho na defesa dos direitos dos povos originários e na preservação da Amazônia.