OLIVA EXTRAVIRGEM

Divulgada lista de azeites gaúchos que receberam o selo de qualidade

101 tipos de azeite de 34 produtores gaúchos receberam o selo criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Compartilhe:
Foto: Fernando Dias/Seapdr

Mais de 200 mil garrafas de azeite de oliva extravirgem da safra 2023 vão chegar às prateleiras com o selo Produto Premium Origem e Qualidade RS.

Este ano, 101 tipos de azeite de 34 produtores gaúchos receberam o selo criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

“O objetivo da iniciativa, conduzida pelo programa Produtos Premium, da Sict, é destacar a inovação em cadeias tradicionais do Estado, como o setor agroalimentar, por exemplo, e agregar valor aos produtos”, disse o governo do Rio Grande do Sul.

Conforme o governo do Estado, para receberem o selo, as marcas passaram por um rigoroso processo de avaliação, que incluiu análises físico-químicas e sensoriais, realizadas entre maio e junho deste ano. Confira aqui neste link a lista completa.

Maior produtor

A titular da Sict, Simone Stülp, destaca que a inovação e a incorporação de tecnologia ao setor nos últimos 20 anos permitiram ao Rio Grande do Sul se tornar o maior produtor nacional de azeite. De acordo com dados do Ibraoliva, o Estado responde por 75% da produção de azeite no país.

“A iniciativa valoriza os produtos do nosso Estado e torna o processo mais confiável. A inovação está no dia a dia das pessoas, e o selo mostra esse impacto com muita clareza aos consumidores”, explica a secretária.

 

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: