FONTE DE PESQUISA

Herbário do Vale do Taquari integra rede nacional de pesquisa de plantas, fungos e algas

Um herbário é uma importante fonte de consulta e referência para estudantes e pesquisadores da área ambiental.

Material do herbário regional. Foto: Lucas George Wendt/Divulgação

O HVAT (Herbário do Vale do Taquari), vinculado ao Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari – Univates, integra o INCT (Instituto Nacional Ciência e Tecnologia) “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”, criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O herbário é coordenado pela professora doutora Elisete Maria de Freitas, que é a pesquisadora que representa a Instituição e a região na iniciativa nacional desde 2014.

Por meio da iniciativa do INCT e do vínculo com esse projeto em específico, a Univates tem recebido bolsas de apoio técnico destinadas a estudantes para atuar na organização do acervo do HVAT.

Com isso, tem avançado na organização do seu acervo e na digitalização dos exemplares que integram a coleção, disponibilizando as imagens on-line. Além disso, tem adquirido materiais que auxiliam na adequada conservação do acervo.

O INCT “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”

Aprovado em 2008, o INCT-Herbário Virtual teve as suas atividades iniciadas em 2009. Desde então, vem contribuindo para a formação de recursos humanos e para ampliação e divulgação do conhecimento sobre as algas, fungos e plantas coletados no Brasil e depositados em herbários do país e do exterior.

O INCT – Herbário Virtual realizou intenso e extenso trabalho em rede, congregando mais de 100 herbários de todos os Estados do país, seus curadores, técnicos e pesquisadores, além de 21 herbários do exterior.

A melhoria da gestão das coleções, a qualidade das informações – principalmente a identificação acurada dos espécimes de plantas e fungos, a capacitação de estudantes de diferentes níveis e o desenvolvimento de tecnologias para disponibilização on-line e uso de dados e imagens dos acervos em rede estão entre as muitas ações desenvolvidas.

Suas ações foram fundamentais para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e a disponibilização, de modo livre e aberto, de mais de 5,5 milhões de registros e 1,5 milhão de imagens de plantas e fungos.

Contribuíram para a formação de recursos humanos na área de biodiversidade, especialmente em taxonomia de plantas e fungos neotropicais, e para a gestão de coleções que documentam a biodiversidade brasileira.

O HVAT

Um herbário é uma importante fonte de consulta e referência para estudantes e pesquisadores da área ambiental, pois possibilita a perfeita identificação dos materiais botânicos com que trabalham, além de fornecer diversos dados sobre a flora de uma região.

Atualmente o HVAT conta com aproximadamente, 7.200 exsicatas pertencentes a cerca de 180 famílias de plantas traqueófitas, 914 gêneros e 2.341 espécies organizadas de acordo com o sistema AGP IV – um sistema de taxonomia vegetal moderno, utilizado na classificação de plantas com flor.

Ressalta-se também que as exsicatas estão em processo de digitalização e do total mencionado, 3.065 já encontram-se concluídas.

No HVAT predominam as coletas de espécies pertencentes ao bioma Mata Atlântica, no entanto, também é significativo o número de registros de espécies campestres do bioma Pampa.

O material do herbário é proveniente do trabalho realizado por investigadores em projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição; de coletas realizadas durante a realização de trabalhos de conclusão de alunos de graduação e de pós-graduação; e, ainda, de coletas realizadas esporadicamente por alunos, comunidade e pesquisadores.