DIVERSAS CATEGORIAS

Escola de basquete é inaugurada em Porto Alegre

A escola de basquete tem como objetivo principal compartilhar o método de ensino utilizado pela NBA.

Eduardo Reis, professor de basquete na PUCRS. Foto: Diego Furtado/Divulgação

O Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, agora conta com NBA Basketball School, um programa de basquete desenvolvido para crianças, jovens e adultos.

O projeto tem como objetivo principal compartilhar o método de ensino utilizado pela NBA (Liga Americana de Basquete). Além da metodologia, o programa trabalha o aprendizado dos estudantes com quatro pilares.

“O primeiro deles é a diversão, ou seja, o esporte precisa ser um espaço de lazer para os alunos. Depois, trabalhamos bastante com o desenvolvimento de habilidades do próprio basquete enquanto esporte. A saúde e o bem-estar dos estudantes são os outros dois pilares fundamentais, pois o esporte precisa ser algo que faz bem à saúde. Valores como responsabilidade, ética e compromisso com o esporte também são importantes”, explica Eduardo Reis, professor de basquete na PUCRS.

O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer o esporte depois da sua criação nos Estados Unidos, em 1891. Hoje, o basquete é uma das modalidades mais populares entre os brasileiros. É o que mostra a pesquisa da Sponsorlink, divulgada em 2022. Os dados mostram que 52% dos brasileiros com 18 anos ou mais se declaram fã do esporte, número 16% mais alto quando comparado com a primeira edição da pesquisa, em 2013.

A popularidade também pode ser observada na prática: o programa da NBA Basketball School tem mais de 10 mil alunos e 206 escolas licenciadas, em 22 estados e 76 cidades espalhados pelo Brasil. Para Eduardo Reis, o basquete tem crescido cada vez mais no país e a NBA tem impacto nisso.

“Anteriormente a gente só tinha jogos da Liga Americana de Basquete em canais fechados. Hoje a gente já possui canais abertos passando o jogo da NBA. Somado a isso, a ida de jogadores brasileiros tanto para a NBA quanto para Europa tem chamado mais a atenção para o esporte. Nós tivemos uma fase não muito boa do basquete brasileiro, mas hoje vejo que estamos melhorando e crescendo”, destaca o professor.

As aulas da NBA Basketball School no Parque Esportivo da PUCRS têm turmas abertas em diversas categorias e são formadas de acordo com as idades: das 15h às 16h, as turmas são de alunos de 13 a 14 anos; das 16h às 17h, de 15 a 17 anos; das 17h às 18h, de 6 a 9 anos; das 18h às 19h, de 10 a 12 anos; e das 19h às 20h, para alunos a partir de 18 anos.

A aulas são abertas ao público interno e externo, e acontecem na Quadra 1, no 4º andar. Para se inscrever, é necessário entrar em contato pelos telefones (51) 3320-3910 e (51) 3320-3622, ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788.

Além das aulas, a NBA Basketball School conta com eventos especiais que buscam uma integração maior entre os alunos. O Basketball Camp (basquete masculino) e G!rls Camp (basquete feminino) são acampamentos focados em promover e ampliar o esporte.

Para treinadores, o programa oferece o Train The Trainer, um evento oficial de capacitação que todos os treinadores precisam passar para atuar em escolas licenciadas. O programa também tem um evento destinado a torneios e campeonatos eletrônicos dos jogos NBA 2K, o Play The Game.

Para comemorar a abertura da escola na Universidade, o Parque Esportivo da PUCRS promove ações para testar as habilidades do público no basquete.

O evento, que é aberto ao público e gratuito, acontece no dia 17 de junho, das 9h30 às 12h, com falas de profissionais do basquete, amistoso com alguns jogadores e algumas surpresas.