VALE DO TAQUARI

UPA 24h de Lajeado recebe certificado de Boas Práticas em Cardiologia

A participação no projeto tem resultados positivos para a comunidade de Lajeado.

Foto: Lucas George Wendt/Divulgação

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h de Lajeado, no Vale do Taquari, recebeu o certificado de participação no projeto de Boas Práticas em Cardiologia, conduzido pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

A UPA do município foi uma das 15 unidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto iniciou-se em outubro de 2021, com o preenchimento de dados que contribuíram para o diagnóstico do atendimento e de melhorias a serem realizadas, e foi composto por outras sete etapas, que foram concluídas em novembro de 2022, por meio do monitoramento de indicadores assistenciais.

“Eu acredito que o monitoramento dos indicadores seja a etapa mais importante do processo. Nos permite avaliar a assistência prestada e os indicadores de qualidade, fatores essenciais que mensuram os cuidados prestados em nossa unidade de saúde”, disse Alex Vaz Borba, coordenador da UPA.

Resultados 

A participação no projeto tem resultados positivos para a comunidade. “Esse projeto foi importante, pois nos auxiliou a aprimorar os processos de assistência ao paciente com doença cardiológica e proporcionar maior qualidade no atendimento”, ressalta Borba.

Além das etapas necessárias para conclusão do projeto, o HCor proporcionou para as unidades participantes, quatro aulas virtuais sobre interpretação de eletrocardiograma, acidentes vasculares cerebrais, atendimentos de parada cardiorrespiratória, arritmias cardíacas e síndrome coronariana aguda.