EDUCAÇÃO

Cinco universidades do RS estão entre as 2 mil melhores do mundo, aponta ranking

O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Centro, sediado nos Emirados Árabes Unidos, e que publica a lista desde 2012

Foto: arquivo Secom/UFRGS

Um levantamento realizado pelo CWUR (Center for World University Rankings) colocou cinco universidades gaúchas entre as 2 mil melhores instituições de ensino superior do mundo. O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Centro, sediado nos Emirados Árabes Unidos, e que publica a lista desde 2012.

A Universidade do RS mais bem colocada foi a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), na 467ª colocação, com 74,6 pontos. A UFRGS perdeu sete posições em relação a 2022.

Também constam no ranking a UFPel (Universidade Federal de Pelotas), a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e a FURG (Universidade Federal do Rio Grande) – (confira abaixo as colocações).

Uma diferença no que diz respeito ao RS este ano, foi a ausência do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). Ano passado, o Instituto havia ficado na posição 1.536.

Entre as universidades brasileiras, a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor colocada. A instituição ficou na 109ª posição. Ao todo, 54 universidade brasileiras aparecem no ranking.

Critérios

Para realizar a avaliação, o CWUR leva em conta os critérios de empregabilidade (25%), desempenho em pesquisas (40%), qualidade do corpo docente (10%) e qualidade da educação (25%). A nota vai até 100 pontos, atingida neste ano pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que lidera o ranking.

Este ano, 20.531 universidades de todo o mundo foram avaliadas.

Confira as posições de cada universidade do RS

UFRGS: 467º (mundo) – 5º lugar (Brasil)
UFPel: 961º (mundo) – 19º (Brasil)
UFSM: 1.043º (mundo) – 25º (Brasil)
PUCRS: 1.494º (mundo) – 39º (Brasil)
FURG: 1.705º (mundo) – 45º lugar (Brasil)