PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL

Tampinha Legal recebe mais de cinco toneladas de tampas plásticas em um único dia

O programa já ultrapassou mil toneladas de tampas plásticas ao longo dos seis anos de atuação.

Imagens mostra as tampas pláticas que foram arrecadas. Foto: Divulgação

O Tampinha Legal, um programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina tem apresentado resultados promissores e cada vez maiores.

Na última terça-feira (30) recebeu, em um único dia, mais de cinco toneladas de tampas plásticas, entregues por três entidades assistenciais diferentes, totalizando mais de R$16 mil reais.

De acordo com Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, este tem sido um ano de bons resultados para o programa, algo que é facilmente notado através dos números.

“Estamos finalizando o quinto mês de 2023 e já ultrapassamos o número de entregas feitas em 2022 no Rio Grande do Sul. O programa tem ganhado cada vez mais visibilidade, provando que mudanças de comportamento são possíveis e geram resultados a longo prazo. Nossos números refletem uma nova realidade, onde as pessoas assumem a própria responsabilidade enquanto cidadãos e compreendem a importância do seu protagonismo neste ciclo econômico. ”, destacou.

O programa já ultrapassou mil toneladas de tampas plásticas ao longo dos seis anos de atuação. O volume equivale a mais de R$ 2,8 milhões de reais, que foram destinados integralmente às 326 entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal conta com 3.220 pontos de coleta, distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal, materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

No site do programa pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes.