VALE DO CAÍ

Sete são condenados por morte de homem em São Sebastião do Caí

Um oitavo réu foi considerado inocente

Foto: MP-RS/Divulgação

A Justiça, em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, condenou sete homens pelo assassinato de Douglas Finger Ramos, à época com 28 anos, cometido em 17 de maio de 2017, no bairro São Martim, em São Sebastião do Caí. A decisão atende pedido no MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul).

Os condenados haviam sido denunciados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, tortura e à traição). Outro pedido do MP-RS acolhido pelo Tribunal do Júri foi a absolvição do oitavo réu. Ele, que era o único que já se encontrava solto, acabou considerado inocente.

As penas pelo crime foram, para cada um dos réus:

  • 25 anos, 5 meses e 6 dias;
  • 21 anos, 1 mês e 24 dias;
  • 18 anos, 10 meses e 24 dias;
  • 16 anos, 9 meses e 18 dias;
  • 16 anos, 9 meses e 18 dias;
  • 16 anos, 2 meses e 12 dias; e
  • 14 anos, 4 meses e 24 dias

O crime

Segundo o MP-RS, a execução foi ordenada de dentro do sistema prisional por dois dos réus. Um deles líder na região de uma das maiores facções do Estado. A motivação do crime seriam desavenças e desentendimentos decorrentes do tráfico de drogas.

Ainda conforme a denúncia, em 17 de maio de 2017, parte dos réus encontrou Douglas na frente do Loteamento Popular e o convidou para entrar em um carro. A vítima aceitou o convite, especialmente por estar no grupo um primo seu.

Chegando à Estrada do Pinheirinho, no Bairro São Martim, Douglas percebeu que se tratava de emboscada e tentou fugir, mas foi dominado e torturado com descargas elétricas aplicadas em seu peito com um taser (máquina de choque).

Após, um dos réus ligou para dois comparsas, que estavam detidos na Penitenciária Modulada de Osório, e ouviu a ordem para executar Douglas. A vítima levou dois tiros, tendo um atingido a cabeça. Também teve parte do corpo queimado. Dos oito réus, apenas um está solto.