PIONEIRA

Santa Casa utiliza nova tecnologia para fazer cirurgia na coluna pela primeira vez no Brasil

Segundo o médico responsável pela cirurgia, o procedimento realizado, muito menos invasivo que os convencionais.

Compartilhe:
Equipe médica durante a cirurgia. Foto: Carlos Saldanha/Santa Casa

A equipe de neurocirurgia do Hospital São José, no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, realizou um procedimento utilizando tecnologia inédita no país para o tratamento de problemas na coluna vertebral.

“A paciente apresentava um quadro de dor lombar e nas pernas, com dificuldade para permanecer em pé e para caminhar em decorrência de uma espondilolistese [escorregamento de vértebras]”, disse o neurocirurgião Alisson Teles, chefe da equipe responsável pelo procedimento.

Segundo o médico, o procedimento realizado, muito menos invasivo que os convencionais. “Consiste na abordagem da coluna através de um pequeno corte no lado do abdome, com o paciente deitado de lado, permitindo excelente visualização das estruturas da coluna para uma adequada correção de alinhamento e o pinçamento das raízes nervosas, permitindo que a paciente tenha uma recuperação muito mais rápida e consiga retomar suas atividades de forma segura num curto período de tempo”, ressaltou.

De acordo com Sérgio Manoel, gerente de marketing da empresa fabricante da nova tecnologia, a escolha da Santa Casa se deu em função da expertise em medicina de alta complexidade que a instituição tem.

“Ao definirmos trazer para o Brasil esta nova tecnologia, já utilizada no Canadá e outros países, fizemos uma criteriosa seleção de instituições aptas a recebê-la, e encontramos na Santa Casa a união de profissionais preparados e estrutura adequada”, contou.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: