AUMENTO DAS CHUVAS

RS monitora possíveis riscos causados pelo "El Niño" no Estado

Serão feitas ações de prevenção, preparação, mitigação e resposta, na gestão dos riscos de desastres

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, afirma estar se preparando para possíveis efeitos climáticos decorrentes do fenômeno “El Niño”. Áreas de Riscos hidrológicos e movimento de massas no Rio Grande do Sul serão acompanhados no site do governo.

As ações do Estado têm por base dados do Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. Os relatórios apontam 740 áreas de alto e muito alto risco a movimentos de massas e enchentes, identificados em 60 municípios gaúchos.

As informações apuradas são cruzadas com os dados fornecidos pela Sala de Situação do Estado. Esta equipe trabalha em parceria com agentes da Defesa Civil no monitoramento diário das condições hidrometeorológicas do Estado.

Segundo a Climatempo, o fenômeno “El Niño” pode chegar ao Rio Grande do Sul antes do inverno. Seus principais efeitos são o aumento das chuvas no Sul do país, com maior propensão a formação de temporais, e diminuição das chuvas sobre o Norte e Nordeste do Brasil.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno vai provocar o aumento de umidade, dias mais chuvosos, chuva volumosa, enchentes pelo território gaúcho e mais frentes frias (aumentado os números de temporais isolados no Estado).

Defesa Civil estadual

A partir da atualização desse levantamento técnico, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil tem, de maneira transversal, buscado a articulação com outras secretarias de Estado e, especialmente, com os municípios, para que as prefeituras façam a adequação de seus PLANCON (Planos de Contingência).

Os PLANCONs são um conjunto de medidas preestabelecidas destinadas a responder a situação de emergência ou a estado de calamidade pública de forma planejada e intersetorialmente articulada de cada município. O Plano visa respeitar suas peculiaridades de cada local, fazendo a previsão de cada ação ou resposta necessária em caso de diferentes tipos de desastres, daí a importância de estarem sempre atualizados pelas Defesas Civis municipais.

As informações estão disponíveis no site da Defesa Civil. Além disso, cada coordenador regional de Defesa Civil também tem fornecido acompanhamento técnico às prefeituras, através das Defesas Civis municipais. O objetivo levar informações e trazer melhorias no trabalho realizado.