REGIÃO METROPOLITANA

Psoríase é tema de audiência pública na Câmara Municipal de Guaíba

A psoríase se manifesta, na maior parte dos indivíduos, entre os 20 e 40 anos.

A psoríase é uma doença crônica, autoimune. Foto: Divulgação

A necessidade de haver aperfeiçoamento na Atenção Primária à Saúde aos pacientes com doença psoriásica é tema da Audiência Pública a ser realizada na Câmara de Vereadores da cidade de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A iniciativa em organizar a audiência foi da presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças Crônicas de Pele, vereadora Carla Vargas, do presidente da Câmara, vereador Florindo Rodrigues, e da presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima.

Além de abordarem os temas de capacitação dos profissionais da saúde do município e outras possíveis ações para a melhora do diagnóstico precoce e do encaminhamento a tratamentos adequados à doença, a audiência também abordará a possível realização de uma pesquisa epidemiológica sobre a incidência da doença entre os cidadãos que usam o SUS (Sistema Único de Saúde).

O evento aberto ao público será realizado em 22 de maio no Plenário do Poder Legislativo Municipal, às 14h, e transmitido ao vivo pelo Facebook da Câmara.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória, sistêmica, crônica e autoimune, que causa placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas.

Essas lesões podem apresentar coceira, dor, queimação e descamação. Inchaços e rigidez nas articulações podem ocorrer. A doença afeta cerca de 2% da população mundial, não é contagiosa e afeta a qualidade de vida dos pacientes, indo muito além da questão estética da pele.

A sua causa é genética, ocorrendo um desequilíbrio imunobiológico, mas fatores ambientais e o stress podem ser importantes agravadores. A psoríase se manifesta, na maior parte dos indivíduos, entre os 20 e 40 anos.

Porém, em 15% dos casos aparece durante a infância. Ela tem gravidade variável, podendo apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações, tornando-se uma artrite psoriásica, além de poder desencadear demais comorbidades graves