SERVIÇO

Porto Alegre terá cinco unidades de saúde abertas no fim de semana

Segundo a prefeitura, a abertura das unidades de saúde evita que pacientes leves aguardem por mais tempo em serviços dedicados a casos graves e agudos

Unidade de Saúde Santa Marta – Foto: Pedro Piegas / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre mantém neste final de semana a ampliação do acesso a serviços de saúde para o período de inverno. Serão cinco unidades de saúde abertas das 10h às 19h.

A unidades de saúde disponíveis à população no sábado (27) e no domingo (28) serão São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas e Santa Marta (Confira os endereços abaixo). As estruturas servem de apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera, com foco em consultas médicas.

Segundo a prefeitura, a abertura das unidades de saúde evita que pacientes leves aguardem por mais tempo em serviços dedicados a casos graves e agudos. Para se ter uma ideia, segundo dados do próprio Paço Municipal, 75% dos pacientes que chegam a essas unidades são casos leves (de classificação verde e azul), que demandam somente medicação, atestado e orientação.

A medida faz parte de outras tomadas pela administração municipal na área da saúde nesta época do ano. O objetivo é dar retaguarda para o serviço de emergência na cidade.

Na mesma linha desta última iniciativa, desde quarta-feira (24), a Unidade de Saúde Bom Jesus, localizada ao lado do Pronto Atendimento Bom Jesus, tem horário estendido até as 22 horas, de segunda à sexta-feira. Com isso, a Capital contará com 17 unidades de saúde com turno estendido até as 22 horas.

Atendimento de urgência

Porto Alegre possui quatro prontos atendimentos para acolhimento de urgência aos cidadãos. Além disso, os prontos atendimentos e hospitais do município, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) e o HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) permanecem abertos 24h para atender a população.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando, afirma a prefeitura.

Unidades de Saúde – sábado e domingo, das 10h às 19h:

  • São Carlos (avenida Bento Gonçalves, 6670 – bairro Partenon)
  • Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – bairro Bom Jesus)
  • José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – bairro Restinga)
  • Moab Caldas (avenida Moab Caldas, 400 – bairro Santa Tereza)
  • Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 – bairro Centro Histórico)