PANDEMIA

OMS declara fim de emergência sanitária por Covid

O regime estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (5) o fim do estado de emergência sanitária internacional devido à Covid-19. O regime estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020.

“O comitê técnico recomendou o fim do estado de emergência, e eu aceitei a indicação”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Com o anúncio, a situação da doença no mundo deixa de ser uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional), o mais alto título de alerta da OMS. Porém, conforme o que vinha sendo dito pela própria organização, a mudança de status não faz com que a covid-19 deixe de demandar cuidados.

Isso porque, segundo dados trazidos por Adhanom, “a Covid ceifou uma vida a cada três minutos na semana passada”, exemplificou.

O Brasil já havia colocado fim ao estado de emergência em abril do ano passado. À época, a decisão foi de encontro às recomendações da OMS. Além do Brasil, outros países, como os Estados Unidos, já haviam agido na mesma linha.